Cerca de 80 mil pessoas participaram da celebração de Pentecostes, no domingo (19), em Manaus. A festa, organizada pela Igreja Católica, foi realizada no Sambódromo e reuniu fiéis tanto da capital, quanto do interior do Amazonas.
Com o tema "Todos irmãos e irmãs no espírito", a missa foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Manaus , dom Leonardo Steiner, que agradeceu a todos os organizadores e voluntários que realizaram a festa.
“Queridos irmãos e queridas irmãs. Primeiro uma palavra de agradecimento aqueles e aquelas que prepararam essa nossa celebração. Mais de 2 mil irmãos e irmãs estiveram na preparação para que estivéssemos nessa tarde celebrando Pentecostes. Agradecimento especial ao padre Geraldo e irmã Rosanna que coordenaram toda essa preparação, que Deus lhe pague. Muito obrigada”, disse o arcebispo.
Ao final da celebração, o Dom Leonardo realizou o Rito do Círio que foi aceso na Vigília Pascal para ser apagado em Pentecostes após se cumprir os 50 dias.
“Irmãos e irmãs, na noite da Vigília Pascal, aclamamos Cristo nossa Luz e acendemos o círio pascal. A luz do círio nos acompanhou nestes cinquenta dias. Hoje, dia de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o círio é apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do mestre ressuscitado, nos tornemos a “luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu”.
As doações de alimentos não perecíveis, esse ano, chegaram a quantidade de 9.230 itens arrecadados. Como gesto concreto, a Cáritas arquidiocesana será responsável por destinar as doações aos mais necessitados.
Em 2024, a quantidade de descarte, segundo os organizadores será menor que a de 2023, pois chegaram aos postos de coleta 100kg de alimentos que estavam com a data de validade vencida.