07/06/2024 às 09h45min - Atualizada em 07/06/2024 às 09h45min

Erro de controlador fez aviões ficarem a 60 metros de bater no Texas, aponta investigação; piloto arremeteu e evitou catástrofe

Incidente ocorreu em 4 de fevereiro de 2023 no Texas. Um desastre potencial foi evitado no último momento, quando os pilotos de cargueiro avistaram a silhueta de um Boeing 737-700 da Southwest. Conclusão do órgão investigador foi divulgada nesta quinta-feira (6).

AP
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Um erro de um controlador de tráfego aéreo, que assumiu que um avião decolaria de um aeroporto no Texas antes que outro pousasse, fez as aeronaves ficarem a menos de 60 metros de colidir sob uma densa neblina em 2023, concluíram os investigadores federais na quinta-feira (6).

O incidente ocorreu em 4 de fevereiro de 2023 e envolveu um Boeing 737-700 da Southwest, com 128 passageiros, e um Boeing 767-300 cargueiro da Fedex.

O avião da FedEx estava na aproximação final para pousar no aeroporto de Austin quando quase colidiu com a parte superior do Boeing da Southwest, que estava acelerando na pista para decolar. Ao perceber o jato da Southwest próximo, o piloto do cargueiro da Fedex arremeteu —e evitou o que teria sido um evento "catastrófico".

A Junta Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) apontou que os pilotos da Southwest contribuíram para o incidente em Austin ao não informar ao controlador que precisavam esperar um tempo na pista antes de iniciar a decolagem.

O controlador de tráfego aéreo havia autorizado ambos os aviões a usarem a mesma pista. Um desastre potencial foi evitado no último momento, quando os pilotos da FedEx avistaram a silhueta do jato da Southwest e subiram para evitar o perigo.

"Este incidente poderia ter sido catastrófico se não fosse pelas ações heroicas da tripulação da FedEx", disse Jennifer Homendy, presidente da NTSB.

O pior acidente da história da aviação ocorreu quando dois aviões em meio a uma forte neblina bateram na Espanha, em 1973. Na ocasião, conhecida como o "desastre de Tenerife", 583 morreram.

O membro da junta, Michael Graham, qualificou o incidente como uma falha na segurança aérea.

"Tivemos duas aeronaves a menos de 200 pés [60 metros] uma da outra, e isso não deveria acontecer", disse Graham. Ele apontou a falta de radar terrestre no aeroporto ou tecnologia para alertar os pilotos sobre o potencial de colisão, e disse que o controlador de tráfego aéreo e a tripulação da Southwest mostraram julgamento e tomada de decisões deficientes.
"Se não fosse pela manobra de última hora da tripulação da FedEx, poderíamos estar tendo uma discussão diferente hoje", disse Graham.

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