09/09/2024 às 09h41min - Atualizada em 09/09/2024 às 09h41min
No Amazonas, urnas serão enviadas de helicópteros a comunidades isoladas pela seca
A Crítica
As urnas eletrônicas devem ser enviadas de helicóptero aos municípios e comunidades do Amazonas isoladas pela vazante. Até o momento, 19 localidades estão classificadas como “impeditivas” no painel de controle da estiagem do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A informação foi confirmada pelo chefe do setor de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Leandro Filho.
“Essas partes onde estão ‘impeditivos’ vão ser solicitadas com o Ministério da Defesa o auxílio de helicóptero para levar as urnas. Deve acontecer na quinta ou na sexta antes da eleição”, informou o chefe de TI.
De acordo com o painel de monitoramento do TRE, as 19 comunidades nessa situação estão localizadas nos municípios de Coari, Iranduba, Itamarati, Pauini, Codajás e Fonte Boa.
Leandro Filho informou que o TSE já tem estruturado o transporte das urnas. “São chamadas todas as forças de segurança. O TSE faz um convênio para que as Forças Armadas ajudem no processo eleitoral. Aqui em Manaus, é o Exército e a Aeronáutica que fazem os voos, e também contamos com o apoio das outras forças de segurança, Polícia Militar e Polícia Civil, que atuam para garantir a segurança da votação”, explicou.