05/06/2024 às 11h05min - Atualizada em 05/06/2024 às 11h05min

Ex-oficial de cartório envolvido em grilagem no Amazonas é suspeito de matar advogado

Portal Do Holanda
Foto: Divulgação/PF

 

Um ex-oficial de Cartório de Pauini, envolvido em um esquema de grilagem de terras que está sendo desmantelado na manhã de hoje (5), pela Polícia Federal, é suspeito de participar de um homicídio.

O homem, que não teve o nome revelado, está preso em Manaus. A vítima dele, de acordo com a PF, é um advogado que representava uma família de grileiros da região. O crime ocorreu no fim de 2023.

Segundo as investigações, o homem era peça fundamental no processo de fraudes de documentos que eram usados no processo de posse ilegal de terras da União no estado. 

Juntamente com servidores do Incra e de outros órgãos públicos, eles atuam se apossando de propriedades no sul do Amazonas. Estima-se que o grupo tenha grilado mais de 100 mil hectares de terras da União, montando um verdadeiro “império clandestino”.

os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de associação a organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato, peculato-eletrônico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Mais de 40 policiais federais nos estados do Amazonas, Acre e Bahia, três mandados de prisão preventiva contra os suspeitos e 18 mandados de busca e apreensão, dois deles na Superintendência do INCRA, em Manaus.

A PF afirma que os investigados poderão responder por associação a organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato, peculato-eletrônico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiomanauara.com.br/.